NO STF

Bolsonaro é interrogado por Moraes sobre trama golpista

Ex-presidente é investigado em um processo penal que apura uma suposta tentativa de golpe para mantê-lo no cargo

Do HOJE EM DIA*
protal@hojeemdia.com.br
10/06/2025 às 14:35.
Atualizado em 10/06/2025 às 17:45

No segundo dia de interrogatórios sobre a trama golpista, a tarde de terça-feira (10) começou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sendou ouvido no Supremo Tribunal Federal. Ele presta depoimento por ser investigado em um processo penal que apura uma suposta tentativa de golpe para mantê-lo no cargo. 

Bolsonaro é um dos oito réus do núcleo 1 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados de planejar medidas inconstitucionais para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os dias 9 e 13 de junho, Alexandre de Moraes vai interrogar oito réus acusados de participarem do "núcleo crucial" de uma trama golpista. 

Já foram interrogados o delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal e Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

Faltam os interrogatórios de Bolsonaro; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e Walter Braga Netto, general do Exército e ex-ministro de Bolsonaro.

O interrogatório dos réus é uma das últimas fases da ação penal. A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do ex-presidente e dos demais réus ocorra no segundo semestre deste ano. Em caso de condenação, as penas passam de 30 anos de prisão.

* Com informações da Agência Brasil

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por