Na rede social Truth Social, o presidente dos EUA destrinchou os temas da ligação; encontro presencial está previsto em breve
(Reprodução/Twitter )
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que teve uma “ligação telefônica muito boa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi publicada na rede social Truth Social, e a conversa entre os dois durou cerca de 30 minutos.
Segundo a publicação, os dois discutiram diversos assuntos, com foco principal na economia e no comércio entre os dois países. O presidente americano também afirmou que novas conversas estão previstas e que um encontro presencial deve ocorrer em breve.
“Esta manhã, tive uma ligação telefônica muito boa com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitas coisas, mas foi focada principalmente na economia e no comércio entre nossos dois países. Teremos novas conversas e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.”
Trump encerrou a mensagem dizendo novamente que gostou da conversa e projetou uma relação positiva entre os dois países: “Gostei da ligação - nossos países irão muito bem juntos!”
De acordo com o Planalto, Lula aproveitou o telefonema para pedir a revisão da sobretaxa de 40% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e das sanções aplicadas a autoridades nacionais. Durante o diálogo, o presidente brasileiro também reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém, e se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos.
Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às tratativas. Ele deve se reunir com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
Leia mais: