Atuação como mesário pode ser critério de desempate em concurso

Agência Câmara
26/10/2012 às 10:45.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:34

Uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados fixa como primeiro critério de desempate em concursos públicos federais a atuação como mesário em eleições. A medida está prevista em um Projeto de Lei da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

De acordo com a proposta, o candidato deverá apresentar um comprovante, emitido pela Justiça Eleitoral, do período em que atuou como mesário no momento da inscrição no concurso público. O comprovante não poderá ser apresentado após a divulgação das notas dos exames.

Para a autora da proposta, a medida vai estimular a participação de eleitores na organização das eleições.

“Isso deverá induzir um número expressivo de participantes, principalmente os estudantes universitários e recém-formados, sem experiência profissional anterior e em busca do primeiro emprego, a atender com mais presteza às convocações cívicas para a prestação de serviços à Justiça Eleitoral. A medida contribuirá, assim, para o fortalecimento do nosso sistema democrático”, argumenta a deputada.


Tramitação

O projeto tramita em conjunto com o PL 2474/11. As propostas têm caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por