(Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
BRASÍLIA - O ministro Joaquim Barbosa convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua posse na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima quinta-feira (22). Lula não vai comparecer porque estará viajando por países da África e da Ásia.
Segundo a assessoria do petista, no dia da cerimônia, ele estará na Índia. O convite foi confirmado pelo Cerimonial do Supremo. Barbosa chegou ao STF em 2003 por indicação do ex-presidente. A relação de Barbosa com o PT, no entanto, se desgastou por conta do julgamento do mensalão, do qual ele é o relator.
Em entrevista em outubro, Barbosa disse que o ex-presidente não o procurou em momento algum do processo e nem mesmo nos momentos cruciais do mensalão.
"Nunca, nem pelo Lula nem pela [presidente] Dilma [Rousseff]. Isso é importante. Porque a tradição no Brasil é a pressão. Mas eu também não dou espaço, né?", disse Barbosa.
Na semana passada, Barbosa foi pessoalmente entregar o convite a Dilma no Planalto. A presidente deve comparecer. No encontro, o ministro foi protocolar e disse que estava a disposição para trabalharem em harmonia com outros poderes.