Base de Dilma quer terceira via na disputa em Minas

Ana Flávia Gussen - Hoje em Dia
24/12/2013 às 07:57.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:59
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Partidos da base da presidente Dilma Rousseff (PT) em Minas se uniram para lançar uma terceira via e acabar com a polarização entre PT e PSDB nas eleições do ano que vem. O PT não foi convidado para a reunião em que dirigentes partidários mostraram insatisfação com a centralização política do partido aliado.

Na segunda-feira (23) foi realizada a primeira reunião do grupo, quando ficou acertado que serão realizadas pesquisas qualitativas para mapear as demandas de Minas para serem usadas para nortear a escolha do nome do candidato do grupo.

Estiveram presentes representantes do PMDB, PCdoB, PSD, PROS, PPL e PRtB. “Não podemos deixar que o partido (PT) ganhe uma hegemonia a ponto de não precisar discutir com outras forças políticas que lhes dão sustentação”, declarou o presidente do PMDB, Saraiva Felipe. Tanto ele quantos os demais dirigentes disseram que ainda não foram procurados pelo PT. Durante a reunião, o PT foi comparado ao PSDB no que diz respeito à centralização política. “Por exemplo, quando vão anunciar obras, investimentos do PAC, o PT tem tido privilégios. Assim como o PSDB faz em Minas”, disse o deputado Jaime Martins (PSD). O deputado federal disse que todos os partidos foram “abandonados” pelo PT.

Sobre concorrer com o partido de Dilma, Saraiva citou como exemplo o caso de São Paulo e de outros estados onde os partidos vão se enfrentar. Os presentes afirmaram que vão seguir uma agenda propositiva, mesmo que tenham que tecer críticas ao governo federal.

O grupo conta com dois pré-candidatos: Jô Morais (PCdoB) e o senador Clésio Andrade (PMDB). Josué Gomes da Silva, também do PMDB, foi citado como nome forte, uma vez que tem tido um bom retorno dos filiados no interior.

PSD

À frente da reunião, o presidente do PSD mineiro, Paulo Safady, disse que o partido ainda não se definiu regionalmente sobre o rumo que irá tomar. Ele admitiu que a legenda conta com um grupo que quer apoiar o candidato do senador Aécio Neves (PSDB), mas que a questão não está fechada.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por