TSE tornou ex-presidente inelegível por oito anos por ‘abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação’
(Valter Campanato/Agência Brasil)
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) afirmou que planeja disputar as eleições em 2026, sendo o candidato da direita na disputa eleitoral. O político está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A afirmação foi feita em entrevista à Revista Veja, publicada nesta sexta-feira (1°).
“Falam em vários nomes. Tarcísio, Caiado, Zema…O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, declarou Bolsonaro.
Em junho deste ano, Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.
Durante a entrevista, o ex-presidente deixou claro que pretende disputar a eleição em 2026. Ele criticou a decisão do TSE e afirmou que é vítima de uma perseguição.
“Eu pretendo disputar 2026. Não tem cabimento a minha inelegibilidade. O processo de abuso de poder político foi por ter me reunido com embaixadores antes do período eleitoral. Não ganhei um voto com isso. São injustiças, uma perseguição”, destacou.
Leia mais: