Logo após o primeiro turno das eleições, os parlamentares foram acusados de propagar, nas redes sociais, notícias falsas que associavam Lula ao satanismo (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Se as eleições fossem hoje, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) estaria eleito para a única vaga a que Minas tem direito no Senado. Ele lidera com 23% das intenções de votos, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (20).
O candidato, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), cresceu oito pontos percentuais em relação à primeira pesquisa, divulgada em agosto.
Em segundo lugar aparece o candidato do PSD, Alexandre Silveira, com 18% das intenções de votos. O atual senador, apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), também cresceu oito pontos percentuais em relação ao levantamento feito em agosto.
(Maurício Vieira)
Em terceiro lugar aparece Marcelo Aro, do PP, com 11%, seguido por Sara Azevedo (Psol), com 4%. Pastor Altamiro Alves (PTB) e Bruno Miranda (PDT) têm 3% cada. Irani Gomes (PRTB) e Dirlene Marques (PSTU) somam 2% cada. Naomi de Almeida (PCO) tem 1%.
Brancos/nulos somam 10% - queda de nove pontos percentuais em relação à pesquisa de agosto e Não sabe/não respondeu, 24% (redução de 11 pontos percentuais).
A pesquisa Ipec ouviu 2 mil entrevistados, em 101 municípios mineiros, de 17 a 19 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-03406/2022.