(Divulgação / Duda Salabert)
A vereadora e candidata a deputada federal Duda Salabert (PDT) votou usando colete à prova de balas, na manhã deste domingo (2), no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte. A votação aconteceu logo depois da abertura da sessão na universidade Newton Paiva.
Segundo a assessoria da vereadora, o uso do colete foi uma exigência da força de segurança que escolta a candidata. Duda Salabert recebe mensagens de ódio, transfobia e ameaças recorrentes de morte. Nos últimos 30 dias foram cinco ameaças atentando contra a vida dela. A mais recente, foi nesta quinta-feira (29).
Nesta semana a vereadora fez uma série de declarações nas redes sociais alertando sobre a violência que tem sido alvo ultimamente.
“Foram e-mails, carta e até um site feito exclusivamente para descrever formas que querem me matar. (...) Eu tinha o diagnóstico de que essa eleição seria a mais violenta da história do país. Mas não imaginava que meu corpo estaria no centro dessa violência”.
A pedetista afirmou ainda que ‘segue firme na luta para derrotar Bolsonaro no 1º turno’ e lembrou que se eleita, será a 1ª pessoa Trans a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional.
“Tento não naturalizar carros blindados, coletes e o prosaico fato de não poder ir mais à padaria sozinha. Mas no íntimo me pergunto: até quando? Será que falta pouco para superar essa fase ou é só o início?”, questionou esta semana nas redes sociais”.