Transporte

Candidato do PT à PBH, Rogério Correia quer criar bilhete único para ônibus e metrô

Em sabatina do Hoje em Dia, deputado federal disse que vai refazer o atual contrato com as empresas de ônibus

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
05/09/2024 às 15:11.
Atualizado em 05/09/2024 às 15:47
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

O maior problema a ser enfrentado pelo futuro prefeito de Belo Horizonte é o transporte público, afirma o candidato do PT à PBH, o deputado federal Rogério Correia. Ao ser questionado sobre como a questão deve ser enfrentada, ele prometeu criar bilhete único e renovar toda a frota dse ônibus da capital.

"É um caos o transporte como está. Em primeiro lugar, vamos refazer o atual contrato (com as empresas de ônibus) que tem mais de 20 anos. E vamos criar o bilhete único, que o ideal é que seja metropolitano e com interlocução com as estações do metrô", destacou, durante sabatina do Hoje em Dia, realizada nesta quinta-feira (5).

A proposta de bilhete único incluiria tarifa igual, também, para o metrô, meio de transporte que para o candidato sofre um “esvaziamento “ desde que foi concedido à iniciativa privada, devido aos reajustes.

Segundo Correia, a proposta é viável, mas depende de uma articulação com os demais municípios da Grande BH e até com o governo do Estado, que poderia subsidiar parte do valor da passagem.

“Subsídio é dinheiro público. Se for para melhorar o trânsito para todo mundo, justifica. Mas se o serviço continua uma porcaria, não justifica o subsídio”, diz o candidato.

Na avaliação de Correia, o atual contrato do transporte público na capital "foi modificado várias vezes e para pior" nestas mais de duas décadas. Para isso, pretende se eleito, logo no primeiro dia, criar uma comissão, formada por usuários, técnicos e empresários, para ajudar na redação de um novo contrato.

"Vamos comprar ônibus novos. E o contrato vai levar em consideração o que a prefeitura demandar".

Perguntando se a PBH tem recursos para comprar novos veículos, Rogério Correia citou ação recente do Governo Federal.

"Só o presidente Lula mandou 100 ônibus elétricos. Vamos fazer um convênio com o Governo Federal para que toda renovação seja feita", garantiu.

Rogério Correia na preferência do eleitorado 

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados nesta semana, Rogério Correia (PT) aparece na 6ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato do PT possui 6,2% das intenções de voto. 

O petista está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4% e Carlos Viana (Podemos) com 8%. 

Candidato de Lula nas eleições à PBH 

Rogério Correia é o candidato do presidente Lula (PT) nas eleições municipais de BH. Na última segunda-feira (2), o executivo fez um vídeo que foi exibido nas redes sociais do candidato e no horário eleitoral. 

"É hora de votar em quem faz nos ajudar a colocar a sua cidade rumo certo. Em Belo Horizonte, vote Rogério Correia”, diz o presidente em um breve trecho encaminhado à campanha petista na capital mineira.

Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH

Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.

Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL) e Duda Salabert (PDT) participaram das sabatinas promovidas pelo Hoje em Dia, na segunda, terça e quarta, respectivamente. 

Veja quais serão as próximas entrevistas:

06/09 - Gabriel Azevedo (MDB)
09/09 - Wanderson Rocha (PSTU)
10/09 - Carlos Viana (Podemos)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por