Candidato do Podemos pretende flexibilizar a região central e acabar com 'dificuldades' para que prédios antigos sejam ocupados
Candidato do Podemos falou da preocupação com a utilização de prédios antigos (Reprodução / Instagram campanha Carlos Viana)
O candidato Carlos Viana (Podemos) quer dar atenção ao centro de Belo Horizonte caso seja eleições prefeito nas eleições de outubro. Nesta quinta-feira (29) ele citou algumas das propostas que tem para a região, como a construção de estacionamentos subterrâneos com banheiros para a população.
"Questões que nós vamos resolver na Prefeitura: trazer de volta o investimento e flexibilizando o centro de Belo Horizonte, os prédios comerciais podendo ser residenciais, criação de novas vagas e estacionamentos subterrâneos com banheiros para a população, para trazer de volta ao centro segurança e mais e iluminação", citou.
O candidato do Podemos falou, também, da preocupação com a utilização de prédios antigos. E citou um termo em inglês para anunciar o que pretende fazer com edificações construídas, por exemplo, na década de 1950.
"Minha ideia é um retrofit, principalmente dos prédios antigos, tirarmos as dificuldades para que estes prédios sejam ocupados. Muitos deles foram construídos na década de 50 e não estão adaptados à nova lei de uso e ocupação do solo de BH. Precisamos entender, pois eram tempos diferentes e trazer soluções eficientes agora".
Retrofit é tendência para recuperar prédios antigos, que surgiu na Europa. Trata-se de um processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente.
"Os comeciantes são fundamentais para voltarmos a ter uma Belo Horizonte que cresça e tenha renda. Mas enquanto não resolvermos esses problemas, o centro vai continuar o abandono que está", finalizou Viana.