(Arquivo pessoal)
O cientista político Adriano Cerqueira, professor do Ibmec e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), é o entrevistado desta terça-feira (27), às 15h, no programa "Gestores de Hoje em Dia - Eleições 2022", transmitido ao vivo nas redes sociais e na TV Promove. Ele faz um panorama geral das eleições e desenha cenários para o futuro da democracia no Brasil.
O primeiro turno das eleições será realizado no próximo domingo, 2 de outubro. A ida dos eleitores às urnas pode por fim a um período marcado por muitas mobilizações nas redes sociais e discursos eleitorais marcados pelo apelo às emoções dos eleitores.
O processo eleitoral de 2022 já está marcado como um dos mais tensos desde a redemocratização, com dois candidatos a presidente da República com muita vinculação popular e uma campanha marcada pelo medo do radicalismo e atos de violência política. Caberá, então, ao professor Adriano Cerqueira explicar as razões de tudo isso e quais as consequências e cenários possíveis para a democracia no Brasil.
Ele também vai abordar dificuldades de governar um país marcado pela quantidade de partidos políticos e ideologias e os desafios de um governante em lidar com toda essa diversidade nos parlamentos. Quais as alternativas e limitações deste modelo? O que o eleitor brasileiro pode esperar para a política no próximo ano?
Os interessados no tema podem participar ao vivo na entrevista e encaminhar seus questionamentos.
A entrevista será comandada pelo jornalista Carlos Lindenberg e encerra as sabatinas especiais realizadas pelo Hoje em Dia para o período eleitoral. Desde o início da campanha foram ouvidos candidatos ao governo estadual e ao Senado por Minas Gerais. A íntegra de todas as entrevistas seguem disponíveis nas redes sociais do jornal.
Leia mais: