(Fernando Michel)
Em debate ao cargo de Governador, na noite desta terça-feira (27), transmitido pela TV Globo, o candidato Romeu Zema (Novo), que concorre à reeleição, perguntou a Marcus Pestana (PSDB) sobre mineração e meio-ambiente.
“Qual a sua visão sobre a questão da Serra do Curral e a sua sugestão para que esse caso tenha uma condição adequada”, perguntou o atual governador.
“Precisamos não só de uma boa legislação, mas também uma boa governança”, respondeu Pestana.
Romeu Zema afirmou então que “o governo pediu o tombamento da Serra do Curral e que a sua administração sabe que ela será preservada.”
Depois falou sobre energia limpa. “Minas já tem avançado muito na questão do meio-ambiente. Estamos em primeiro lugar na geração de energia solar. Se não tivermos sustentabilidade ninguém vai comprar nosso aço e nosso café, que serão vistos como produtos que prejudicam a natureza”, disse Zema.
Pestana então aproveitou para pontuar a fala do atual governador. “Este debate serviu para pelo menos uma coisa: conseguimos o recuo do governador na questão da Serra do Curral”, disse.
Em seguida, afirmou que o Brasil era vanguardista na questão ambiental. “Temos bons marcos legais, o que falta é governança. É preciso rigor. Não podemos entregar os mecanismos de fiscalização e controle para a captura de interesses menores. Também precisamos dar incentivos econômicos em favor do desenvolvimento sustentável”, apontou.