'Boa química'

Conversa entre Lula e Trump foi 'cordial e produtiva'; presidentes trocaram telefones

Presidente brasileiro pediu revisão de tarifaço e sanções dos EUA; encontro presencial está agendado para "em breve"

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/10/2025 às 13:13.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram uma conversa telefônica de cerca de 30 minutos na manhã desta segunda-feira (6). O Palácio do Planalto classificou o diálogo como "cordial e produtivo".

Segundo nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Lula aproveitou o telefonema para pedir ao líder norte-americano que revisse a sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e as medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Durante a conversa, Lula e Trump 'relembraram boa química', e o presidente brasileiro destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Ele ainda classificou a conversa como uma oportunidade de "restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente".

Próximos passos

Trump demonstrou disposição em avançar nas tratativas e designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações sobre o tarifaço. Rubio deve dialogar com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).

Os dois líderes concordaram em ter um encontro presencial "em breve". Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, reiterou o convite a Trump para participar da COP 30, em Belém, e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Em um gesto de aproximação, os presidentes também trocaram contatos telefônicos para estabelecerem uma via direta de comunicação.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por