Cunha Lima e Coutinho se enfrentam no 2º turno na Paraíba

Folhapress
05/10/2014 às 19:57.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:29

O atual governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disputarão o segundo turno para definir o próximo governo da Paraíba.

Com 98% dos votos apurados, Lima obteve 48% dos votos, ante 46% do candidato da situação. Vital do Rêgo (PMDB) recebeu 5% dos votos, e os demais candidatos, juntos, somaram 1,3%.

Ex-governador (2003-2010), Cunha Lima, 51, foi eleito senador em 2010. O tucano iniciou a trajetória política como um dos deputados mais jovens da Constituinte, em 1986, aos 23 anos. Também foi prefeito de Campina Grande por três mandatos.

A falta de água em municípios do interior foi explorada por Cunha Lima na sua propaganda na televisão e rádio.
Veja as imagens Em um de seus programas mais críticos ao atual governo, o PSDB usou dados que indicam que 27 dos 124 açudes monitorados no Estado estavam secos. O senador também criticou o governo federal pelo atraso nas obras de transposição do rio São Francisco, que ajudariam no abastecimento do Estado.

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) gravou mensagem de apoio para os programas de Cunha Lima. A coligação do tucano reuniu 14 partidos e ocupou 7min21s do tempo da propaganda gratuita, contra 5min51s da coligação de Coutinho.

O atual governador usou a propaganda para apontar avanços do Estado durante sua gestão, principalmente na área da saúde. Coutinho, 53, é farmacêutico de formação e foi presidente da Comissão de Saúde durante seus dois mandatos como deputado estadual.

A oposição criticou a gestão de Coutinho especialmente na área da educação e segurança. Durante a campanha, o atual governador foi acusado de ter superfaturado a compra de um helicóptero para uso da Secretaria de Segurança.

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) demorou a aparecer no programa eleitoral de Coutinho. Sua presença na campanha ocorreu apenas na metade de setembro, após um comício realizado no Estado. Marina gravou uma mensagem de apoio dentro de um ônibus em movimento.

Na eleição de 2010, quando Marina ainda era filiada ao PV, a então senadora também apoiou a candidatura de Coutinho.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por