(Montagem)
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), medindo a intenção de votos para o governo de Minas, indica vantagem do governador Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, que tem 53% das intenções de voto contra 25% do segundo colocado, Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte.
Em terceiro lugar aparece Carlos Viana (PL), com 5%, seguido por Vanessa Portugal (PSTU), que tem 4% das intenções de voto dos mineiros.
A pesquisa mostrou estabilidade no cenário entre o levantamento desta quinta e os resultados divulgados há 15 dias. Todos os candidatos variaram dentro da margem de erro. Confira o resultado completo:
A candidata Indira Xavier (Unidade Popular) não foi citada. As candidatas Lorene Figueiredo (PSOL) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Na pesquisa anterior, ambas tinham 1% das intenções de voto.
Os eleitores de Romeu Zema são, na maioria, homens (57%) e moradores do interior (59%). Na região metropolitana a liderança continua com Alexandre Kalil (42%). Contudo, a pesquisa mostrou que Kalil ainda precisa chegar nos eleitores que indicam apoiar Lula (PT), seu grande puxador de votos.
De acordo com o Datafolha, apenas 50% dos eleitores que dizem simpatizar com o PT declaram voto no candidato do PSD ao governo mineiro.
Segundo turno
A pesquisa mostra ainda que o governador Romeu Zema vence também no segundo turno, quando teria, segundo o Datafolha, 60% dos votos contra 33% de Alexandre Kalil.
Leia mais: