APOIO FRUSTRADO

De cabo eleitoral 'de peso' a pé frio: Bolsonaro sobe no palanque com 4 em Minas, e todos perdem

Bruno Engler (PL) foi derrotado por Fuad Noman (PSD) neste domingo (27), em BH; no 1º turno, as petistas Marília Campos e Margarida Salomão venceram candidatos do PL em cidades visitadas pelo ex-presidente durante a campanha, e nome apoiado por ele em Santa Luzia também não se elegeu

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
27/10/2024 às 20:44.
Atualizado em 27/10/2024 às 23:31
Engler e Bolsonaro durante evento em BH, em 19 de outubro (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Engler e Bolsonaro durante evento em BH, em 19 de outubro (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

De cabo eleitoral “de peso” a “pé frio” nas eleições municipais de 2024 – pelo menos em Minas. Após visitar quatro cidades no Estado fazendo campanha para aliados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viu seus escolhidos perderem nas urnas em Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Santa Luzia, em 2024.

Anos Neste domingo (27), Bruno Engler (PL) foi derrotado pelo atual prefeito, Fuad Noman (PSD), de virada – o candidato da direita havia sido o mais votado em 6 de outubro. Em Contagem e Juiz de Fora, as petistas Marília Campos e Margarida Salomão ganharam no 1º turno. Em Santa Luzia, a representante do PL ficou em terceiro lugar.

Na capital mineira, Bolsonaro esteve duas vezes durante a campanha: em 5 de setembro, antes do 1º turno, e em 19 de outubro, quando participou de uma motocarreata com Engler. Nas duas ocasiões, discursou no palanque junto ao candidato do PL à Prefeitura de BH.

No primeiro evento, afirmou que BH era uma capital “muito importante”. Também presente, um dos filhos dele, Flávio Bolsonaro, chegou a dizer que “para chegarmos forte em 2026, precisamos eleger o nosso candidato”, referindo-se a uma eventual candidatura de Bolsonaro à Presidência, daqui a dois anos - apesar de o pai estar inelegível -, e à "necessidade" de vitória de Engler.  

No 1º turno em Juiz de Fora a petista Margarida Salomão teve 53,96% dos votos, contra 27,53% de Charlles Evangelista (PL). A cidade da Zona da Mata mineira foi visitada por Bolsonaro em 6 de setembro, no início da campanha. Na ocasião, “comemorou” o sexto “aniversário de renascimento” após a facada em 2018 e declarou apoio ao colega de partido, deputado federal.

Já em Contagem, Bolsonaro esteve em 5 de setembro, quando participou de comício e carreata com o candidato a prefeito pelo PL, cabo Júnio Amaral, também deputado federal. Marília Campos acabou reeleita para o quarto mandato à frente do Executivo no município, com 60,68% dos votos.

No mesmo dia, Bolsonaro esteve em Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH, onde participou de um almoço com a candidata à prefeita Fábia Lima (PL) - que ficou em terceiro lugar na disputa, com 12,23% dos votos. Lá, o eleito foi Paulo Bigodinho (Avante), com 43,10%.

O resultado do 2º turno em BH foi divulgado às 19h18 deste domingo (27) pelo TSE, com Fuad reeleito para comandar a capital de 2025 a 2028, com 53,73% dos votos válidos, contra 46,27% de Bruno Engler (PL).

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por