(Luis Macedo)
Depois de 18 anos filiado ao PSB, o deputado federal Júlio Delgado decidiu deixar o partido e se filiar ao PV. O ato de filiação será na sede nacional dos Verdes, em Brasília, às 10h desta quarta-feira (30). Além de Delgado, o PV receberá também os federais Aliel Machado (PR) e Ricardo Silva (SP), também egressos do PSB, e Bacelar (BA), que saiu do Podemos.
As informações são do PV. Conforme a legenda, os deputados serão recebidos pelo presidente nacional do PV, José Luiz Penna, pelo vice-presidente nacional, Eduardo Brandão, e dirigentes nacionais.
No PSB Minas, a saída de Delgado já era aguardada. O deputado aproveitou o período de janela partidária para se desfiliar - esse mecanismo garante ao parlamentar o direito de migrar de partido sem a ameaça de perder o mandato. O prazo final da janela este ano é 1º de abril.
Júlio Delgado está filiado ao PSB desde 2004. Ele é filho de um outro filiado histórico do partido, o ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado, que foi inclusive o candidato da sigla ao governo em 2014. Com 395.039 votos, Tarcísio ficou em terceiro lugar. A eleição foi vencida por Fernando Pimentel (PT).
Leia mais: