Deputado mineiro José Henrique Lisboa Rosa é enterrado na tarde desta terça

Hoje em Dia
20/08/2013 às 17:38.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:09

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Henrique Lisboa Rosa (PMDB), de 56 anos, foi enterrado às 16h30 desta terça-feira (20), no Cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, região Oeste da Capital.

O governador Antonio Anastasia (PSDB) compareceu ao sepultamento mas preferiu não falar com a imprensa. Mais cedo, ele já havia se pronunciado por meio de nota. "Com sua prematura partida, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a política mineira perdem um nome de grande expressão, símbolo de ética e comprometimento com a vida pública do estado.”

O político morreu na madrugada desta terça, em Belo Horizonte, em decorrência de complicações de um câncer. O corpo do parlamentar, que exercia seu quinto mandato, foi velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

José Henrique nasceu em Abre Campo, na Zona da Mata, em 1956, e lutava contra a doença há cinco anos. Ele, que era casado e tinha três filhos, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1995. Na 16ª legislatura, ocupou o cargo de 2°-vice-presidente da ALMG. Foi presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) e das comissões de Assuntos Municipais e de Defesa Social da ALMG (1995-1998). Em 1999, foi vice-líder do PMDB e, entre 2001 e 2002, vice-líder do Bloco Parlamentar Democrático Progressista.

Representava a Assembleia como conselheiro do Fundo de Previdência do Estado (Funpemg) e do Conselho Estadual de Previdência (Ceprev). O deputado, que era servidor público, tinha formação em Estudos Sociais e também atuava como produtor rural. As principais regiões de atuação política eram Rio Doce e Médio Zona da Mata.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por