(Gil Leonard/Imprensa-MG)
BELO HORIZONTE - A presidente Dilma Rousseff desembarcou na manhã desta sexta-feira (27) em Governador Valadares, de onde partiu em helicóptero por volta das 10h35 para fazer um sobrevoo sobre as cidades da região leste de Minas Gerais mais afetadas pelas chuvas.
Dilma se encontrou com o governador Antonio Anastasia (PSDB) no aeroporto e recebeu dele um relatório sobre a situação. Em seguida, eles iniciaram o sobrevoo.
Ainda pela manhã, Dilma terá reuniões com as equipes da defesa civil nacional e do Estado para tomar providências acerca da situação que as chuvas das duas últimas semanas criaram especialmente naquela região -que faz divisa com o Espírito Santo, Estado muito afetado pelas chuvas.
Segundo a Defesa Civil de Minas, o Estado tem cerca de 9.500 mil pessoas atingidas pelas chuvas. O boletim divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 6.959 pessoas desalojadas e 2.460 desabrigadas.
Morreram em Minas nesse período chuvoso 18 pessoas; 60 estão feridas.
As cidades que decretaram situação de emergência são 34. O número de casas danificadas somam de 7.099 -116 foram destruídas. No Estado, 229 obras de infraestrutura estão danificadas e 112 foram destruídas, conforme o balanço.
A presidente Dilma interrompeu sua viagem de férias na Bahia para ir a Minas ver de perto os estragos.