(Wesley Rodrigues)
Cumprindo novamente agenda em Minas Gerais, a presidenta Dilma Rousseff participa agora de manhã da entrega de máquinas e equipamentos a prefeituras. Prefeitos de municípios mineiros recebem do governo federal 138 caminhões-caçamba, 64 motoniveladoras e 24 caminhões-pipa.
Em seu discurso a presidente falou sobre os programas federais voltados para cidades com até 50 mil habitantes. "Um estado que tem 98,5% das cidades com até 50 mil habitantes tem que ficar satisfeito com essa doação. Porque isso é doação, não é convênio ou financiamento. Essas máquinas agora nada tem a ver com o governo federal, são dos municípios", disse ela.
A cerimônia ocorre em Betim, a 30 quilômetros de Belo Horizonte. Ao todo, 209 municípios recebem as chaves das 226 máquinas adquiridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por R$ 67,5 milhões. Dilma aproveitou para destacar que os municípios da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) tem direito a duas máquinas a mais no kit.
Dilma também ressaltou os investimentos do governo em infraestrutura de recursos hídricos. A presidente disse que o governo pretende finalizar 2014 com a construção de 750 mil cisternas. Cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva em que a água que escorre do telhado da casa é captada por calhas e armazenada.
Participa, além do ministro Pepe Vargas, o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB). Durante o evento, agentes da saúde protestam contra o prefeito da cidade.
Minha Casa e Mais Médicos
Dilma enfatizou ainda que o programa Minha Casa, Minha Vida é importante para todo o país e garantiu que pode entregar "tranquilamente" nesta segunda etapa do programa 2,750 milhões de moradias. "O dinheiro que viabiliza esse programa é do povo brasileiro", enfatizou.
Segundo a presidente, toda família que conseguir uma casa por meio do programa pode entrar na casa própria de cabeça erguida. "É dinheiro do Orçamento Geral da União. Nós criamos um subsídio para fechar essa conta. Tiramos dinheiro do Tesouro Nacional para subsidiar", explicou.
Dilma exaltou ainda sua visita à cidade de Betim, na Grande Belo Horizonte, e afirmou que tinha orgulho de estar ali, pois, no passado, participou de muitas greves na cidade. "Eu sou uma presidenta que já fez greve, entendo quando as pessoas fazem greve", disse.
O evento
Esta é a 26ª entrega de equipamentos em Minas Gerais da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). No último dia 17, a presidenta entregou em Governador Valadares (MG) 92 máquinas motoniveladoras e o mesmo número de pás carregadeiras. Dilma também esteve em Caxias do Sul (RS) na última quinta-feira (20), quando participou da entrega de equipamentos a cidades gaúchas.
De acordo com o MDA, todas as cidades de até 50 mil habitantes vão receber pelo menos um caminhão-caçamba, uma motoniveladora e uma retroescavadeira para obras de infraestrutura, recuperação e abertura de estradas. Já os caminhões-pipa são concedidos a municípios em estado de emergência devido à estiagem.
Após o evento, Dilma embarca de volta a Brasília, com previsão de chegada às 14 horas.
* Com informações de Ana Flávia Gussen/Hoje em Dia e Agências