Duas chapas concorrem à presidência na votação marcada para sexta-feira (4)
Maior representação regional de prefeituras da América Latina, a Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza na próxima sexta-feira (4) eleição para definir quem estará no comando durante o triênio 2025-2028. Duas chapas estão na disputa, considerada uma das mais acirradas dos últimos anos. Dos 853 prefeitos mineiros, 806 estão aptos a votar, segundo a entidade.
O atual presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius (sem partido), encabeça a chapa “AMM Independente, Forte e Eficiente”.
Também está na disputa o prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Luis Eduardo Falcão (Novo), à frente da chapa “AMM Atuante, Unida e Transparente”. Ambas têm 45 integrantes de todas as regiões mineiras.
Em comum, os dois candidatos propõem mudar o atual estatuto da AMM, para que as eleições sejam realizadas a cada dois anos - atualmente, os mandatos são de 3 anos.
No início de fevereiro, o Conselho Fiscal da AMM aprovou as contas de 2024, destacando superávit de R$ 5.559.364,78.
Os dois grupos em disputa encomendaram pesquisas sobre o cenário eleitoral na entidade. A sondagem apresentada pela chapa da situação mostra o presidente, Dr.Marcos Vinicius, atualmente sem mandato à frente de uma prefeitura, reeleito com 56,67% dos votos válidos e Falcão com 43,33%.
O levantamento foi feito entre 21 de fevereiro e 21 de março, com 806 questionários enviados aos prefeitos: 195 responderam. A margem de erro da sondagem, elaborada pela Quasar Produções, sediada em Ponte Nova, é de 2,19%, com índice de confiança de 95%.
A outra sondagem, encomendada pela chapa de oposição, foi feita pelo Instituto IA Pesquisas e coloca Falcão na liderança, com 45,87%. Já Marcos Vinícius aparece com 35,32%. Outros 18,81% se declararam indecisos. Dos 806 consultados, 218 responderam. Os dados foram coletados de 21 a 28 de março, pelo WhatsApp. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro, de 6,2 pontos.
A eleição da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios está marcada para sexta-feira (4), na sede da entidade (avenida Raja Gabaglia, 385, Cidade Jardim), das 9h às 16h. A AMM representa os 853 municípios do Estado e atua na defesa das demandas das cidades. Os novos diretores serão responsáveis pela articulação entre as prefeituras e demais esferas de governo.
Congresso Mineiro de Municípios é um dos principais eventos realizados pela entidade (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Leia mais: