No encontro, Salabert ainda plantou um Ipê na Mata da Baleia
Salabert realiza encontro com moradores do quilombo Manzo Ngunzo Kaiango (Digulgação /Duda Salabert)
Candidata à prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) esteve nesta terça-feira(27) na comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango, no bairro Paraíso, região Leste de Belo Horizonte. No encontro promovido pelos moradores, Duda destacou o empenho da comunidade pela defesa da Serra do Curral.
Vale lembrar que moradores do Manzo utilizam a área da Serra para manifestações culturais, um dos principais motivos para a Justiça impedir a suspensão das licenças prévia e de instalação do Complexo Minerário Serra do Taquaril (CMST), da Tamisa.
"Se hoje a mineração não avançou na Serra do Curral é devido ao Quilombo do Manzo", ressaltou a candidata.
Em caminhada no local, Salbert recebeu uma carta com reivindicações dos moradores. Ela estava acompanhada do vice, Francisco Foureaux, e do candidato à Câmara de BH Felipe Gomes. O trio foi recebido pela quilombola e candidata à vereadora Juhlia Santos (PSOL).
Mesmo se não for eleita à PBH, Duda afirmou que, como deputada federal, irá atuar em defesa dos territórios quilombolas: “Assumi o compromisso de ir ao Governo Federal para discutir com o INCRA para que haja uma demarcação e regularização dos territórios quilombolas na cidade. Se tivesse ocorrido essa regulamentação em Belo Horizonte, não haveria mineração na Serra do Curral, por exemplo”.
No encontro, Salabert realizou o plantio de uma muda de Ipê na Mata da Baleia, mesma região do Quilombo Manzo.
Salabert realiza plantio de muda na mata da Baleia (Divulgação / Duda Salabert)
Leia mais