Eduardo Campos insiste na candidatura de Lacerda ao governo de MG

Amália Goulart e Patrícia Scofield - Hoje em Dia
12/07/2013 às 07:13.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:59

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, voltou a insistir no convite ao prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, para que saia candidato ao governo de Minas e lhe dê palanque na eleição presidencial de 2014. Porém, o prefeito recusou, como havia adiantado em outras ocasiões.

O encontro, em Brasília, na noite da última terça-feira, reuniu as principais lideranças do PSB. A ideia de Campos é fazer um palanque forte no Sudeste, onde é pouco conhecido. Na reunião, chegou a cogitar a hipótese de Lacerda oferecer apoio duplo. Estaria com Campos, que é pré-candidato ao Palácio do Planalto, e com o senador Aécio Neves (PSDB), adversário na corrida presidencial.Ambos irão enfrentar a pr esidente Dilma Rousseff (PT), favorita na disputa.

Nos bastidores, a insistência de Campos em convencer o prefeito de Belo Horizonte é uma tentativa de garantir votos suficientes em Minas para levar a eleição a um segundo turno, seja com o governador de Pernambuco ou com o senador mineiro. Mesmo assim, Lacerda disse aos líderes que não pretende se candidatar, segundo fontes próximas aos caciques.

No início do ano, Campos e Lacerda protagonizaram um mal estar. Isso porque o prefeito faltou a uma reunião convocada pelo presidente nacional do PSB para discutir a eleição ao governo de Minas em 2014.

Correm rumores de que o prefeito teria confidenciado a tucanos que pretende deixar o PSB. Porém, na terça-feira, ele garantiu a Campos que não sairá da legenda por ter compatibilidade com as ideias dos socialistas.

No ninho tucano, a maior probabilidade é a de lançar um nome próprio ao governo de Minas. O PSDB não estaria disposto a bancar uma candidatura de Marcio Lacerda por acreditar que ele tem caminho “independente”, dando pouco espaço a partidos ou lideranças.

No início do ano, o prefeito chegou a rejeitar indicação pessoal de Aécio Neves para compor o secretariado. O tucano solicitou a pasta de Obras para o deputado estadual João Leite (PSDB), mas o pedido foi negado.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por