Decisão judicial determinou a inclusão da deputada federal Dandara Tonantzin na disputa e a votação foi suspensa no Estado
(Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) realizará uma reunião extraordinária nesta terça-feira (8), às 17h, para discutir o impasse nas eleições para a nova presidência da sigla. A votação ocorreu nesse domingo (6), mas foi suspensa no diretório de Minas devido a uma decisão judicial que determinou a inclusão da deputada federal Dandara Tonantzin na disputa. Não há previsão para o resultado oficial..
Após a determinação judicial, o PT alegou "impossibilidade logística" para adicionar o nome de Dandara às cédulas, que já haviam sido distribuídas nas cidades mineiras. Diante disso, o diretório estadual do partido não realizou votações em nenhum dos níveis (estadual, municipal e nacional). Essa paralisação pode comprometer os dados nacionais necessários para a definição do pleito, uma vez que Minas é um dos estados com maior número de filiados no país.
Enquanto a votação nos demais estados ocorreu normalmente, a direção partidária considera que o resultado final só poderá ser proclamado com a participação de todos os diretórios estaduais, o que torna a situação de Minas um ponto crucial.
No território mineiro, a disputa pela presidência do PT é acirrada. Além de Dandara Tonantzin, a deputada estadual Leninha, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também participa. Completam a lista de candidatos à presidência do diretório estadual: Esdras Juvenal, que foi candidato do PT em Iturama (Triângulo Mineiro), e Juanito Vieira, ligado ao PT de Juiz de Fora (Zona da Mata).
Leia mais: