Comício ocorreu no BeFly Hall, na região Centro-Sul da capital (Fernando Michel)
Jair Bolsonaro participou de um comício do candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Bruno Engler (PL), na noite desta quinta-feira (5). O evento contou com a presença de familiares do ex-presidente, políticos mineiros e apoiadores, que se reuniram em uma casa de shows na região Centro-Sul da capital.
Bolsonaro disse que é importante eleger prefeitos e vereadores do PL em 6 de outubro. "Se quisermos voltar a ser iguais ao final de 2022, temos que plantar agora nos municípios. BH é uma capital muito importante e Bruno Engler, uma vez eleito, tem tudo para fazer uma boa administração”.
Questionado sobre a falta de apoio do governador Romeu Zema (Novo) à candidatura de Engler em BH, Bolsonaro desconversou. “Estou com o Bruno aqui. Os demais aí cada um tem a sua liberdade para apoiar quem quiser”.
Por fim, aproveitou o evento para atacar o presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. “Porque me tornaram inelegível? Porque eu me reuni com embaixadores? Não me reuni com traficantes como o Lula no Rio de Janeiro, no Morro do Alemão. É uma covardia o que fizeram comigo. É pessoal do senhor Alexandre de Morais”.
Bruno Engler voltou a falar sobre as propostas de governo. Dentre os pontos que mais destacou, o candidato disse que a cidade tem orçamento suficiente para os investimentos necessários, desde que haja mais rigor e fiscalização aos gastos públicos.
“Vamos passar o pente-fino em todos os contratos da prefeitura. Se estancar o ralo, sobra dinheiro para o que precisa”, afirmou Engler, que voltou a criticar as nomeações feitas para cargos técnicos na prefeitura. “Nós não temos rabo preso com ninguém”.
Também presente no evento de apoio à candidatura de Bruno Engler, o deputado federal Nikolas Ferreira criticou o trabalho que vem sendo feito pelos últimos prefeitos da capital. Ele listou uma série de problemas.
"Belo Horizonte está feia, BH está suja, o transporte publico está um caos. BH está insegura. Se você vai no Centro, a população de rua aumentou. Sabe o que foi isso? Foram esses lixos de candidatos passados que a gente sempre teve que votar. Hoje não, agora temos o melhor que é o Bruno Engler. Vai ser literalmente uma guerra até as eleições, BH tem oportunidade de ser um grande apoiador do PL”.
O senador Flávio Bolsonaro disse que a eleição de Engler é fundamental para o retorno do pai à Presidência da República. Para tanto, afirmou que eles não desistiram do pedido de anistia do antigo chefe de Estado.
“A gente vai aprovar anistia, a gente vai pra dentro daquele Senado, porque aquela casa é do povo. E para isso, precisamos do apoio ao Engler. Para chegarmos forte em 2026, precisamos eleger o nosso candidato”.
Bolsonaro está inelegível por oito anos, contados desde as eleições 2022. Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros. O julgamento foi encerrado por 5 votos a 2 pela inelegibilidade.
Leia mais: