Dono de uma fortuna bilionária, José Batista Júnior, do JBS-Friboi, virou alvo dos caciques políticos de Goiás desde que se filiou ao PSB e decidiu concorrer ao governo do Estado em 2014. Em uma tentativa de minar os planos do empresário, tanto partidos da base aliada ao governo federal quanto o PSDB do governador Marconi Perillo estão encaminhando representações e denúncias anônimas ao Ministério Público Eleitoral contra candidatos do PSB.
Com as candidaturas, Batista Júnior pretende engordar sua base eleitoral para a próxima disputa. O PSB lançou candidato até mesmo em Palmeira de Goiás, terra do governador tucano, principal adversário do empresário. Ao todo, 980 candidatos do partido a prefeituras e a cadeiras nos legislativos municipais.
Desde que deixou a presidência do grupo, Batista Júnior voltou a morar em Goiás e se articula para entrar de vez na política. Dinheiro não falta: a família JBS é dona de um patrimônio de R$ 4 bilhões, segundo a revista Forbes. Para se ter uma ideia do seu poder de fogo, a JBS Agropecuária, um dos muitos ramos do grupo, doou, até agora, R$ 700 mil para a direção nacional do PSB.
O empresário está rodando o Estado em campanha. "Está com a agenda lotada. Visitando o Estado todo para apoiar nossos candidatos", destaca o presidente do PSB em Goiânia, Rui Gilberto. Nos discursos, Júnior deixa claro seu plano político. "Temos um projeto, com certeza. É um projeto pensando grande, para 2014, para que a gente possa fazer a maior festa democrática e de renovação e de mudança em Goiás." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br