Candidatos se enfrentam no primeiro debate do 2° turno da eleição nesta quinta-feira (24)
Candidato Bruno Engler participou do debate na Itatiaia, durante a manhã desta quinta (Reprodução/Itatiaia)
Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) afirmou que não irá fazer “obras de maquiagem que não mudam nada” caso seja eleito. O deputado estadual mencionou obras como a reforma da Praça da Estação e a criação da ciclovia na avenida Afonso Pena, e aproveitou para a gestão de Fuad Noman (PSD). Os candidatos se enfrentam em debate na rádio Itatiaia nesta quinta-feira (24).
“Não vamos fazer obras de maquiagem que não mudam nada. Não vou gastar 8 milhões de reais para trocar a Praça da Estação de seis para meia dúzia. Não vou gastar 25 milhões de reais para fazer uma ciclovia no alto da Afonso Pena, onde ninguém quer e só atrapalha o trânsito, esses recursos poderiam estar sendo usados para vidas de favelas”, afirmou Engler.
Engler havia sido questionado sobre possíveis propostas para o orçamento participativo (OP) em vilas e favelas. Ele afirmou que pretende ampliar a ferramenta e os recursos para atender os pedidos da população.
“Uma das grandes reclamações que a turma tem é principalmente em relação aos campos de futebol, onde há uma confraternização da comunidade. Muitos deles são de terra e o pessoal quer que passe para grama sintética, falta banheiro, falta vestiário para você poder organizar esses campeonatos”, disse.
Por outro lado, Fuad criticou Engler por “minimizar” as obras do OP. “Essas obras não são jogar dinheiro fora. Uma passarela para uma vida de favela faz muita diferença, uma escada para chegar no alto morro faz muita diferença, um corrimão para as pessoas segurar faz muita diferença”.
Engler, na tréplica, explicou que a obra a qual ele se referia eram as obras feitas na Praça da Estação e a ciclovia instalada na Avenida Afonso Pena.“E o que eu vou fazer, eu dei dois exemplos: duplicar a ponte do Ribeiro de Abreu, fazer a passarela do Novo Aarão Reis, que está caindo aos pedaços”, completou.
Um levantamento do Instituto Sigdados, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, mostrou o prefeito Fuad Noman (PSD) com 45,33% das intenções de voto contra 35,58% de Bruno Engler (PL). A pesquisa, realizada presencialmente, em domicílio, com maiores de 16 anos, foi registrada no TSE sob o número MG-01806/2024.
Já a pesquisa Ipimob, feita com 2.003 eleitores via WhatsApp entre 17 e 22 de outubro, apontou que o atual chefe do Executivo municipal tem 56,7% das intenções de voto para o 2º turno da eleição, contra 37,8% do candidato do PL. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-04334/2024, a pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.
Bruno Engler (PL) foi o candidato mais votado do primeiro turno das eleições municipais. O candidato do PL recebeu 34,38% dos votos (435.853). Fuad Noman (PSD), por outro lado, ficou na vice-liderança, com 26,54% dos votos (336.442).
Leia mais: