Apesar de não ser adepto à folia, deputado estadual entende a importância da festa para o orçamento da capital
Carnaval de BH no entorno do Mineirão arrastou milhares de pessoas este ano (Fernando Michel / Hoje em Dia)
Se eleito prefeito de Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) promete manter e ampliar o Carnaval, mas sem usar dinheiro público. Em entrevista ao Hoje em Dia nesta terça-feira (3), o candidato destacou que pretender buscar investimentos privados para bancar a folia na capital.
"Pretendo manter o Carnaval e até ampliá-lo. Traz recursos, traz investimentos para a nossa cidade. Eu, particularmente, não sou frequentador de Carnaval, mas entendo que é um ativo importante da cidade. E queremos, inclusive, aumentar as parcerias com o setor privado, para que venha mais dinheiro privado e você libere a folha do orçamento público".
Engler criticou a atual gestão de BH e disse que a falta de planejamento fez com que a prefeitura precisasse lançar mão dos cofres públicos para garantir a folia em 2024.
"No Carnaval deste ano tivemos fuga de investimentos privados por problema de prestações de contas de carnavais anteriores. A prefeitura teve que colocar dinheiro público e pedir ajuda do Governo do Estado porque não conseguiu bancar a festa sozinha. O que for possível passar para a iniciativa privada através de parcerias, de naming rights é o nosso objetivo, para que a gente mantenha a festa com menos investimentos públicos"
Indagado sobre os riscos de privatizar a festa que é, reconhecidamente, popular, o candidato do PL comentou que essa deve ser uma preocupação do municípío para atrair mais recursos, e que o folião não se importa em saber quem está bancando a folia.
"O folião não está preocupado se o bloco leva nome de grande empresa, se tem patrocínio ou se é a prefeitura que está colocando dinheiro", finalizou.
Bruno Engler é o 2° colocado na disputa da Prefeitura de Belo Horizonte, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados. O deputado estadual tem 11% das intenções de voto. Mauro Tramonte (Republicanos) aparece na liderança, com 28,5% das intenções de voto.
O candidato do PL disputa a segunda colocação com outros dois candidatos: Duda Salabert (PDT) com 11,2% e o atual prefeito Fuad Noman (PSD), com 9,4%. Considerando a margem de erro - 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos -, eles estão empatados tecnicamente.
Bruno Engler receberá Jair Bolsonaro em Belo Horizonte nesta quinta-feira (5). O ex-presidente confirmou presença na capital mineira para formalizar o apoio à candidatura do deputado estadual do PL à Prefeitura.
O encontro será às 20 horas, no BeFly Hall, antigo Chevrolet Hall, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, na Savassi. Ao lado da sua vice, Coronel Cláudia, Bruno Engler receberá, também, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos).
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começarão às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos terão a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos. Colunista de política do Hoje em Dia, o jornalista Carlos Lindenberg fará uma participação nas entrevistas.
04/09- Duda Salabert (PDT)
05/09 - Rogério Correia (PT)
06/09 - Gabriel Azevedo (MDB)
09/09 - Wanderson Rocha (PSTU)
10/09 - Carlos Viana (Podemos)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)
Leia mais:
‘Vamos conseguir demonstrar que nosso projeto é o melhor para BH’, diz Engler
Apoiado por Bolsonaro, Engler diz que não tem 'rabo preso com ninguém'
Engler promete 4 mil guardas municipais 100% armados nas ruas de BH
Sem experiência no Executivo, Engler se considera 'jovem antenado' e promete gestão moderna em BH