Candidato do PSD ainda disse que o subsídio pago às concessionárias é "necessário"
Fuad: "a realidade é que os ônibus melhoraram muito" (PEDRO GONTIJO / Arquivo Hoje em Dia )
O atual contrato entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e as empresas responsáveis pelo transporte público, assinado em 2008 e reformulado no ano passado, vencerá em 2028. O próximo acordo poderá ser elaborado por uma consultoria internacional, segundo pretende o candidato à reeleição Fuad Noman (PSD). A medida seria adotada caso o atual prefeito siga no comando do Executivo em 2025.
"O problema é que o contrato é ruim, feito com base em uma realidade que hoje é totalmente diferente, dezesseis anos depois. Se for reeleito, vou contratar uma consultoria internacional, de altíssimo nível, para que ela prepare um edital de licitação do ônibus, para falar como vamos licitar", promete Fuad, ao participar da sabatina do Hoje em Dia nesta quinta-feira (12).
Segundo ele, o trabalho será o de identificar "o que tem sido feito de melhor no mundo" em termos de mobilidade urbana, concessionária e concessão, para criar um modelo que será apresentado em audiência pública, com a participação de diversos setores da sociedade.
"E essas ideias serão consolidadas por esta consultoria, para termos um edital de licitação absolutamente moderno e atualizado, para licitar o novo modelo de ônibus", complementou.
O candidato do PSD também falou sobre o subsídio - que Fuad chama de "complementação da passagem" - dado às empresas.
"Temos que entender que o preço da passagem é em função de custo. O Brasil inteiro tem o sistema de complementação de passagem. Espero que a gente possa ter um sistema que seja mais barato, se conseguirmos simplificar o processo a gente consiga enquadrar a tarifa dentro da capacidade de pagamento. Acho difícil, a complementação acaba sendo uma necessidade", destacou.
Fuad Noman cresceu na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a última pesquisa publicada, da Quaest, divulgada nessa quarta-feira (11), o prefeito chegou a 20% das intenções de votos na capital. No último levantamento, o candidato à reeleição estava com 9%.
Considerando a margem de erro, Fuad segue empatado com Bruno Engler (PL), que tem 16% das intenções de voto. Os dois estão atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera com 27%.
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.
Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO) participaram da sabatina do Hoje em Dia, na segunda (9) e quarta-feira (11), respectivamente. Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) foram os entrevistados da última semana.
13/09 - Indira Xavier (UP)
Leia mais:
Veja na íntegra a entrevista de Fuad Noman ao Hoje em Dia
Fuad quer consultoria internacional para elaboração do novo contrato com empresas de ônibus
Fuad promete ampliar capacidade de absorção de alunos e melhorar condições das creches de BH
‘Quem criou a guerra com a Câmara foi o prefeito anterior’, diz Fuad sobre embates com vereadores
Stock Car: Fuad reforça importância da corrida, garante edição 2025 e quer conversar com UFMG
Candidato à reeleição, Fuad Noman destaca obras para conter enchentes: 'não tivemos mortes'
Fuad afirma que obras feitas em BH são 'grande trunfo' para reeleição à prefeitura
'Vou resolver o problema do Anel Rodoviário', promete Fuad Noman
Caso reeleito, Fuad não descarta retomar obras da ciclovia na Afonso Pena