A invasão do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, na tarde deste domingo (8), repercutiu em vários veículos da mídia internacional. Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições presidenciais, depredaram os espaços públicos e imagens divulgadas pelos próprios vândalos mostram a destruição provocada nos prédios dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na capital federal.
Principal veículo de imprensa dos Estados Unidos, The New York Times publicou com destaque em sua página principal, na versão digital, que “milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram o Congresso e os gabinetes presidenciais do Brasil em resposta ao que eles falsamente acreditam ser uma eleição fraudada”.
O assunto é o principal na página digital do inglês The Guardian, com a manchete “Apoiadores de Jair Bolsonaro invadem palácio presidencial e Supremo Tribunal Federal”. O veículo chama os integrantes do grupo de extremistas.
Também é a manchete da versão digital do Le Monde, tradicional veículo francês, com a manchete “No Brasil, centenas de apoiadores de Bolsonaro invadem o Congresso e o palácio presidencial”.
Os radicais não aceitam o resultados das urnas, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro. Apesar da narrativa dos apoiadores do ex-presidente, não há prova de fraude ou irregularidade no processo.
Leia Mais: