(André Brant/Hoje em Dia/Arquivo)
Pré-candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga fará da internet a principal ferramenta de comunicação com o eleitor, depois do horário gratuito na TV. O programador Pedro Guadalupe, de 28 anos, foi contratado para cuidar das redes sociais e desenvolver conteúdos que vão gerar interação entre o tucano e o eleitorado em diferentes plataformas, com linguagem adequada a cada uma delas. “O Facebook já é considerado mídia de massa. Se bobear, vai ser mais importante que a TV”, afirma. A disputa por corações, mentes e votos dos internautas nas eleições também preocupa o pré-candidato petista ao Palácio Tiradentes, Fernando Pimentel. Segundo informações de bastidores, o músico Flávio Henrique (autor da marchinha “Na coxinha da madrasta”, de 2012) e os videomakers Eder Santos e Ivan Caiafa, vão se engajar na campanha de Pimentel. O fato é que PT e PSDB investirão alto na montagem das equipes que vão atuar na web. Conhecido dos petistas mineiros, Pedro Guadalupe trabalhou na equipe de João Santana (hoje engajado na reeleição de Dilma Rousseff), que fez a campanha de Patrus Ananias para a Prefeitura de Belo Horizonte, em 2012. De olho nos 7,4 milhões de pessoas entre 18 e 65 anos que utilizam o Facebook no Estado, ele promete usar e abusar do humor para abastecer o Facebook e o Twitter. “Vamos utilizar a internet com humor, para deixar os conteúdos mais interessantes”. Segundo ele, o engajamento é uma palavrinha mágica na web. As pessoas querem participar de alguma forma do que está sendo postado”. Guadalupe diz que em BH e região são mais de 2 milhões de adeptos do ‘Face’. “Isso dá 60% a 70% do eleitorado”. Segundo ele, não há outro veículo, à exceção da televisão, que atinja 7 milhões de pessoas. Pesquisas apontam que o Facebook tem 10% de fakes (perfis falsos), porém o programador avalia que o uso de fake será limitado na disputa eleitoral. “Essa campanha provavelmente mudará o conceito de que internet é terra sem lei. Será a campanha da judicialização da internet, o que tem a ver com o Marco Civil” aprovado pelo Congresso e sancionado em abril. “Já que não existe legislação sobre o que pode e não pode, tudo que não pode fazer na rua, não pode fazer na internet”, diz. Tendências Dentre as tendências que vão pautar essa pré-campanha, Guadalupe cita o Meme e o Hangout. Um meme é uma ideia propagada por meio da internet, que pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou através da recolha de relatos na imprensa sobre si mesmo. O hangout é um serviço de videoconferência com áudio, gratuita entre os usuários do Google+, para ser utilizada em debate com o candidato online.