Joaquim Barbosa é oficialmente o presidente do STF

Folhapress
22/11/2012 às 17:34.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:31
 (los Humberto/STF)

(los Humberto/STF)

BRASÍLIA - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa já é oficialmente o presidente da corte, cargo que ocupará até novembro de 2014.

Na tarde desta quinta-feira (22) ele fez o tradicional juramento de "bem e fielmente cumprir os deveres do cargo (...) em conformidade com a Constituição e as leis da República". Na cerimônia, ele também foi empossado no cargo de presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

A posse aconteceu sob a presença da presidente Dilma Rousseff, dos presidentes do Senado e Câmara, José Sarney (PMDB-AP) e Marco Maia (PT-RS), respectivamente, cinco governadores de Estado, além de ministros de tribunais superiores e ex-ministros do próprio Supremo.

Estão presentes no plenário do Supremo diversos artistas como Martinho da Vila, Lázaro Ramos e Milton Gonçalves, além do piloto Nelson Piquet.

Assim que tomou posse, Barbosa empossou como seu vice, tanto no STF como no CNJ, o colega Ricardo Lewandowski.

A cerimônia iniciou por volta das 15h30, com a execução do hino nacional pelo bandolinista brasiliense Hamilton de Holanda.

Tombo

A poucos minutos de assumir o cargo, Barbosa levou um tombo que o deixou no chão. O ministro conversava com o colega, Ricardo Lewandowski, que será seu vice, e a ex-ministra Ellen Grecie no Salão Branco, onde as autoridades estavam reunidas esperando o início da solenidade.

Em meio aos cumprimentos, Barbosa deu um passo para trás e esbarrou no tablado que foi posicionado no salão para a foto oficial dos ministros e caiu. Ele foi socorrido por Ellen Grecie e Lewandowski.

Segundo cinegrafistas que acompanharam a cena, assessores de Barbosa pediram que qualquer registro da cena fosse apagado.

Barbosa tem um problema crônico no quadril. Após o tombo, ele teria dito apenas que estava bem e não aceitou um copo de água.

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por