(Tânia Rêgo/ABr)
RIO DE JANEIRO - Em discurso marcado por metáforas, o juiz Eleitoral da capital fluminense, Murilo Kieling, diplomou nesta sexta-feira (14) o prefeito Eduardo Paes e seu vice, Adilson Pires, além dos 51 vereadores eleitos para um mandato de quatro anos. O evento ocorreu na própria Câmara de Vereadores, onde serão empossados no dia 1º de janeiro. “Bem, senhores, calcem as botas, mas não se esqueçam das asas, porque precisamos voar, construir [o futuro]”, declarou o magistrado, em discurso de improviso que durou dez minutos.
Kieling aproveitou para destacar a lisura do processo eleitoral, o primeiro sob a vigência da Lei da Ficha Limpa, que teve a participação de 1.714 candidatos a vereador na capital, e agradecer o apoio do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, desembargador Luiz Zveiter. “É uma legislatura que se estabelece sob o império de um novo ordenamento jurídico”, frisou, ao presidir a última etapa do processo eleitoral sob responsabilidade do tribunal.
O juiz também elogiou o prefeito Eduardo Paes, mas citou desafios que a capital enfrentará, como no setor de transporte, por sediar eventos internacionais nos próximos anos. “Sabemos que [Eduardo Paes] é um prefeito que ama a cidade, extraordinário, que enfrenta e que não se oculta”.
Secretariado
Eduardo Paes confirmou mudanças em secretarias do município. Ele anunciou a arquiteta Maria Madalena San-Martin como secretária de Urbanismo.
O ex-secretário Sérgio Dias foi fotografado ao lado do empresário Fernando Cavendish, da Delta Engenharia, envolvida na CPI do Cachoeira. O prefeito confirmou ter dito a Dias que não achava “conveniente” que permanecesse no cargo. “Apesar disso, quero reiterar minha certeza e convicção da correção, honestidade e integridade do secretário", afirmou.
O deputado federal Rodrigo Bethlem toma posse na Secretaria de Governo e na Secretaria de Assistência Social assume o vice-prefeito, Adilson Pires. O secretário de Defesa dos Animais será o ator Cláudio Cavalcanti. “Não há grande modificação até a posse ou reforma, este é um governo de continuidade”, declarou o prefeito do Rio.