Presidente do TRE-MG, Maurício Soares (esq.), e o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (dir.) (Luiz Santana/ALMG)
Para enfrentar as fake news sobre o processo eleitoral brasileiro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) assinaram um termo de cooperação, nesta quinta-feira (25), para a implementação de medidas de valorização da democracia.
O documento foi assinado no Salão Nobre da ALMG pelo presidente da Casa, deputado estadual Agostinho Patrus (PSD), e o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares. Foi lançado um vídeo de campanha institucional da Assembleia sobre o processo eleitoral, que será veiculado em diferentes mídias até setembro. O objetivo é conscientizar a população.
A parceria faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal. Entre as iniciativas do programa está a criação do Sistema de Alerta de Desinformação contras as Eleições, onde os eleitores podem denunciar o recebimento de notícias falsas.
"São 90 anos de Justiça eleitoral, mais de 25 anos com urnas eletrônicas, sempre realizando eleições íntegras e confiáveis. Prova disso são os testes de integridade, as auditorias da votação eletrônica, que são promovidos em todos os anos eleitorais", disse o presidente do TRE.
Agostinho Patrus pediu que o pleito de 2022 seja harmônico. “Vamos levar uma mensagem sobre a relevância do voto informado, sobre a importância de entendermos as diferenças de opiniões e convivermos em harmonia nestas eleições", afirmou.
Leia mais: