(Lucas Prates/Hoje em Dia)
O prefeito Marcio Lacerda apresentou nesta terça-feira (19) a deputados estaduais com base eleitoral em Belo Horizonte o projeto denominado "Nova BH", que busca revitalizar e direcionar o crescimento da cidade para regiões próximas aos corredores do BRT e metrô.
O projeto vai atingir 25 quilômetros quadrados nas regiões Corredor Antônio Carlos–Pedro I e do Corredor Leste–Oeste, que inclui as avenidas dos Andradas e Tereza Cristina e a Via Expressa. A execução do projeto deve girar em torno de R$ 4 bilhões em capital público e privado.
"É um projeto de ganha-ganha. Ganha a população com novas praças, parques e facilidade de locomoção e ganham as construtoras, pois poderão erigir prédios em locais licenciados sem permitir uma verticalização descontrolada", declarou o prefeito.
O Nova BH permite o adensamento da população nessas regiões e aumenta o limite de potencial construtivo da cidade. Com isso, a prefeitura pretende "aumentar o volume anual de área construída na capital de 140 mil para 180 mil metros quadrados", segundo informou o prefeito.
A operacionalização do projeto será feita por meio de leilão de títulos de potencial construtivo na bolsa, previsto para o fim do primeiro semestre de 2014.
Ao todo, 24 deputados participaram da discussão. Os principais questionamentos foram feitos pelos deputados Fred Costa (PEN) e André Quintão (PT), que se mostraram preocupados que o projeto seja amplamente discutido antes de ser encaminhado à votação.
Ele está em estudo há cerca de dois anos e deve ser encaminhado à Câmara Municipal no início do próximo ano. Nesse intervalo, a Prefeitura deverá promover audiências regionalizadas, entre outras ações, para esclarecer a iniciativa e receber sugestões.