(Divulgação PCdoB)
A Rede tem flertado com o PCdoB para a composição da sua chapa à prefeitura de Belo Horizonte. O pré-candidato à prefeitura pela Rede, o deputado estadual Paulo Lamac, se reuniu nesta terça com o deputado federal Wadson Ribeiro, presidente estadual do PCdoB, e com o presidente municipal da sigla, Zito Vieira. Esse já foi o quarto encontro de negociação entre os dois grupos.
O desejo da Rede é que o PCdoB ceda um vice. A grande questão é que o nome posto pelos comunistas como pré-candidata, a deputada federal Jô Morais, não aceita ocupar o segundo lugar da chapa, o que forçaria o partido a indicar um outro nome.
“Temos abertura total para discutir tanto a coligação proporcional, como a composição da chapa [majoritária]. Estamos apresentando essa possibilidade para análise da direção do PCdoB, o que muito nos honra”, diz Lamac.
Wadson Ribeiro avalia que os dois partidos têm visões em comum sobre políticas públicas. “Também possuímos chapas muitos parecidas e com grandes perspectivas para aumentar sua representatividade na Câmara Municipal”, coloca.
Historicamente o PCdoB é o principal aliado do PT, que parte para a disputa à prefeitura com o deputado federal Reginaldo Lopes.
De acordo com Zito Vieira, haverá uma reunião do partido na próxima segunda, 1º de agosto, em que a definição sobre o futuro do PCdoB na corrida municipal será definida. Zito também reforça a manutenção da pré-candidatura de Jô Mores. A convenção do partido será na noite do dia 5 de agosto.