Candidata do PCO informou que pretende valorizar profissionais da saúde e fazer parceria com clínicas particulares para diminuir a espera por atendimento na capital
Lourdes Francisco (PCO) aparece na 10ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (Valéria Marques / Hoje em Dia)
Candidata do PCO à Prefeitura de Belo Horizonte, Lourdes Francisco participou da sabatina do Hoje em Dia nesta quarta-feira (11). Indagada qual seria o principal problema da capital, ela disse não há apenas um, mas vários.
"Saúde, educação, moradia e transportes, que impactam muito na vida dos moradores", destacou.
Em relação à saúde, a candidata disse que o serviço em BH "está precisando de sair da UTI" e que pretende trabalhar em um "grande projeto" para valorizar o trabalhador.
"Temos que dar um salário digno, para que ele que possa trabalhar com mais motivação", comentou.
Lourdes Francisco citou, também, o que pretende fazer, caso eleita, para desafogar a busca por atendimento na rede pública da capital.
"Quanto à falta de especialistas e demora para se fazer exames, pensamos em contratar o maior número possível de profissionais para acabar ou diminuir com esta demanda", destacou.
E acredita que a contratação de clínicas particulares pode ajudar a diminuir a espera por consultas e exames na capital.
"Não gostamos muito de privatizar, mas a parceria seria importante. Teríamos de fazer um filtro (para escolher)", salientou.
Natural de Grão Mogol, no Norte de Minas, a professora Lourdes Francisco da Costa tem 62 anos. Por causa da grilagem de terras na região, mudou-se com os pais para Montes Claros aos 10. Com eles, chegou a viver nas ruas, e devido a problemas de saúde foi doada para outra família.
Anos depois, mudou-se para a Grande BH. Foi auxiliar têxtil e atuou na área de enfermagem antes de formar-se em história e geografia. Tem pós-graduação em história e cultura mineira e foi filiada ao PT. Em 2019 migrou para o Partido da Causa Operária, o PCO, e pela legenda disputou o governo de Minas em 2022. Este ano, é candidata à Prefeitura de Belo Horizonte.
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados, Lourdes Francisco (PCO) aparece na 10ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A candidata tem menos de 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024.
A candidata do PCO está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2%, Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3%, Wanderson Rocha (PSTU) com 1% e Indira Xavier (UP) com 1%.
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.
Wanderson Rocha (PSTU) participou da sabatina do Hoje em Dia, na última segunda-feira (9). Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) foram os entrevistados da última semana.
Veja quais serão as próximas entrevistas
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)