Candidata participou de sabatina do Hoje em Dia nesta quarta-feira (11)
Lourdes Francisco participou de sabatina do Hoje em Dia nesta quarta-feira (11) (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Lourdes Francisco (PCO) prometeu, caso eleita, oferecer um “salário digno” aos professores da capital. Ela apresentou propostas para implementar o horário integral em toda a rede da educação infantil da cidade. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (11) durante sabatina do Hoje em Dia.
“O professor tem que ter um salário digno, onde tenha condições de viver uma vida melhor. A princípio iremos recuperar o salário e com isso recuperamos a autoestima dos professores. Com um modelo que valoriza o ser humano,as escolas teriam menos problemas. Vemos escolas muito problemáticas, onde os profissionais estão adoecendo”, afirmou a candidata.
Lourdes também destacou que quer instaurar ensino em horário integral nas creches de Belo Horizonte. Além disso, afirmou que as instituições precisam oferecer transportes para as crianças, para auxiliar as mães dos alunos.
A candidata também afirmou que a educação precisa ser gerida por alguém do meio e não por empresários. “Todos os alunos bem orientados podem assumir essa gestão, não precisa colocar nenhum empresário para poder mandar na educação. A gente pensa na educação para o povo, não uma educação particular. A educação tem que ser para todos”.
Natural de Grão Mogol, no Norte de Minas, a professora Lourdes Francisco da Costa tem 62 anos. Por causa da grilagem de terras na região, mudou-se com os pais para Montes Claros aos 10. Com eles, chegou a viver nas ruas, e devido a problemas de saúde foi doada para outra família.
Anos depois, mudou-se para a Grande BH. Foi auxiliar têxtil e atuou na área de enfermagem antes de formar-se em história e geografia. Tem pós-graduação em história e cultura mineira e foi filiada ao PT. Em 2019 migrou para o Partido da Causa Operária, o PCO, e pela legenda disputou o governo de Minas em 2022. Este ano, é candidata à Prefeitura de Belo Horizonte.
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.
Wanderson Rocha (PSTU) participou da sabatina do Hoje em Dia, na última segunda-feira (9). Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) foram os entrevistados da última semana.
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)
Leia mais: