Lula diz que PSB segue como aliado do PT

José Maria Tomazela
07/10/2012 às 13:58.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:53

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (7) que, independentemente do resultado das eleições, o PT vai manter a aliança com o PSB de Eduardo Campos, governador de Pernambuco. "O PSB continua sendo nosso aliado", disse Lula. "As pessoas tentaram transformar uma divergência de Recife numa divergência nacional e não existe essa hipótese." Em seu Estado, o governador lançou candidato próprio, Geraldo Júlio, contra o candidato do PT, o ex-ministro Humberto Costa, o que contrariou os petistas e o próprio Lula.

Sobre a possível candidatura do próprio Eduardo Campos nas eleições presidenciais de 2014, Lula disse que, se isso ocorrer, o PT vai respeitar, mas ele deixou claro o que espera: que o partido aliado esteja com o PT na campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff. "Respeito se o PSB quiser candidatura própria porque foi assim que o PT se consolidou, mas continuaremos sendo aliados. Tenho certeza de que nos grandes projetos brasileiros vamos estar juntos", disse.

Confiante na eleição do candidato petista Fernando Haddad para o segundo turno na capital paulista, Lula admitiu que o PT pode buscar aliança até com o PSDB, se os tucanos não tiverem a mesma sorte. "Quem for para o segundo turno com o Haddad será nosso adversário, quem não for será um potencial aliado e vamos procurar para conversar", afirmou.

Ele considera normal buscar o voto de eleitores que preferiram outros candidatos. Até fez uma menção ao malufismo, ao dizer que o PT já pregou o voto nulo, mas optou pelo voto útil em 1994 para evitar, na época, a eleição de Paulo Maluf ao governo do Estado. "Lembro que em 1994, quando o PT pensava em votar nulo, votamos no Fleury (Luiz Antonio Fleury Filho, do PMDB) para evitar a volta do malufismo." Na campanha deste ano, Lula e o PT buscaram o apoio de Maluf à campanha de Haddad.

O ex-presidente se disse confiante na eleição do filho Marcos Lula, candidato a vereador em São Bernardo.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por