(Reprodução / TV Bandeirantes)
O ex-presidente Lula (PT) afirmou que, caso eleito, sua primeira ação será se reunir com os 27 governadores eleitos e com prefeitos de todas as capitais para debater soluções para as perdas geradas pela pandemia da Covid-19 na alfabetização.
Questionado sobre suas propostas para a Educação, o petista afirmou que o Executivo federal será parceiro dos governantes para juntos acharem soluções para os efeitos gerados pela pandemia, que deixaram as escolas fechadas por meses.
“A primeira reunião que quero fazer é com os governadores eleitos e prefeitos das capitais para resolver como recuperar esses alunos que perderam com a pandemia. O governo Federal vai compartilhar com os governantes essa recuperação, para que possamos fazer com que a meninada consiga aprender o que deixou de aprender. Os pobres e os negros aprenderam menos, porque os ricos têm acesso à nternet. O meu governo vai ser parceiro para recuperar”, afirmou.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), também foi perguntado sobre suas propostas para a pasta, mas respondeu com ataques ao adversário.
“Finalmente uma verdade. Os alunos ficaram mais analfabetos do que já eram, o que já era do seu governo e da Dilma. Nosso ministro da educação já tem um aplicativo para ajudar na alfabetização. No passado, a garotada demorava 3 anos para ser alfabetizada, agora no nosso governo leva 6 meses. O que nós fazemos o seu governo não fez. Agora estamos fazendo para a garotada do ensino médio ter uma profissão. Você nunca se preocupou com educação no seu governo”, criticou.