Não é a primeira vez que Luiz Inácio Lula da Silva entra na disputa para presidente – é a sétima. campanha Ele concorreu em 1994 e em 1998, perdendo, no primeiro turno, nas duas campanhas, para o tucano Fernando Henrique Cardoso. Em 2002 venceu, pela primeira vez, a eleição presidencial, derrotando José Serra, no segundo turno.
Ninguém nunca concorreu a tantas eleições presidenciais na história recente do país como o petista Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente já está em sua sexta corrida pela sucessão do Palácio do Planalto.
Nesta quinta-feira (25), o petista volta a enfrentar, pela terceira vez, a rodada de perguntas como presidenciável na bancada do Jornal Nacional, da TV Globo, sendo o terceiro entrevistado da série de sabatinas da emissora, depois de Jair Bolsonaro e Ciro Gomes.
A primeira vez foi em 2002, um dia após ser eleito como o 35º presidente do Brasil, quando escolheu o "JN" para conceder sua primeira grande entrevista. Mas o tom amistoso foi azedando ao longo do tempo. E o petista, não raras vezes, reclamou da cobertura da emissora, como por exemplo, no escândalo do mensalão, em 2005, ou na sabatina da campanha à reeleição, em 2006.
Lula também tem manifestado o desejo de receber de Bonner e da emissora um pedido de desculpas, numa referência à cobertura da Operação Lava Jato, em 2016, quando, na condição de ex-presidente, figurava como um dos principais alvos das investigações, sendo preso no ano seguinte.
Leia Mais: