(Montagem com fotos das redes sociais de Jair Bolsonaro e de Ricardo Stuckert)
Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções de votos dos eleitores, com 13 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição.
Na primeira pesquisa realizada após o início da propaganda eleitoral gratuita, Lula tem 45% das intenções de voto. Em relação aos números divulgados em meados de agosto, ele tinha 47% dos votos - um recuo de 2 pontos percentuais. Já Bolsonaro manteve os mesmos 32% que tinha no mês passado.
Ciro Gomes (PDT), que em agosto tinha 7%, agora tem 9%. Simone Tebet (MDB), foi de 2% para 5% – e foi a única dos quatro candidatos a variar para além da margem de erro.
2º Turno
O Datafolha também perguntou aos eleitores sobre um possível cenário para o segundo turno. O candidato petista tem, agora, 53% das intenções de voto; em agosto tinha 54%. O atual presidente subiu um ponto percentual nas intenções de voto e, agora, tem 38%.
Aprovação
Os pesquisadores também quiseram saber sobre a aprovação do Governo Federal. A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) está em tendência de alta. Segundo o Datafolha, 31% da população considera seu governo ótimo ou bom. Há duas semanas, a avaliação era de 30%.
Já 42% dos entrevistados avaliaram o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo. No levantamento de agosto o percentual era de 43%. 27% consideraram a gestão regular, ante 26% de agosto.
No levantamento encomendado pelo Jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, o instituto ouviu 5.734 pessoas em 285 cidades. Ele está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00433/2022.
Leia mais