O vencedor da eleição presidencial no Brasil neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou para apoiadores na avenida Paulista, em São Paulo, e criticou o presidente em exercício e derrotado nessas eleições, Jair Bolsonaro (PL), por não ter seguido a tradição e ligado para ele após o fim das apurações.
"Em qualquer lugar do mundo, o presidente derrotado já teria me ligado para dar os parabéns pela vitória. Ele não ligou e não tenho certeza se vai ligar. Não sei se vai reconhecer (a derrota)", afirmou Lula ao criticar Bolsonaro por não realizar o que é costume há anos no Brasil – presidente derrotado liga para parabenizar o vencedor após o resultado das eleições.
Nessa semana, Lula já havia falado sobre a questão da ligação que, segundo ele, acontece no Brasil desde que foi candidato pela primeira vez, em 1989, quando foi derrotado por Fernando Collor.
Bolsonaro não fez nenhum pronunciamento, seja em coletiva ou pelas redes sociais, desde que teve a derrota decretada. Segundo a assessoria do presidente, ele segue no Palácio do Planalto, onde acompanhou a apuração dos votos.
Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos contra 49,1% de Bolsonaro. A diferença entre eles foi de pouco mais de 2,1 milhões.
Leia Mais: