Dois de três paulistanos sabem que Fernando Haddad (PT) é o candidato do ex-presidente Lula a prefeito de São Paulo. Mas só 43% dizem que José Serra (PSDB) é o nome apoiado pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). O levantamento faz parte da pesquisa Ibope sobre intenção de voto a prefeito de São Paulo divulgada nesta quinta-feira (13).
No caso de Serra, esse desconhecimento é vantajoso. Só 46% dos eleitores que acham o governo do prefeito ruim ou péssimo associam Kassab ao candidato tucano. A maior fatia dos paulistanos (44%) está nessa categoria, mas, para sorte de Serra, metade não sabe quem o prefeito apoia.
Se, de um lado, o tucano corre risco de perder votos por sua ligação com Kassab, de outro Serra ainda não conseguiu explorar a aliança com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Só 54% sabem que ele é apoiado pelo correligionário.
No caso de Haddad, o desconhecimento é uma oportunidade. A proporção de eleitores que associam Lula a outro candidato ou a nenhum deles é especialmente alta nas zonas volúveis (que, historicamente, oscilam entre candidatos petistas e antipetistas) e nas zonas petistas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br