Atual presidente aparece na frente em todos os cenários simulados na corrida presidencial
(Reprodução)
A maioria dos eleitores brasileiros afirmou que nem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveriam disputar a presidência nas eleições de 2026. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17).
Segundo o levantamento, 58% dos eleitores disseram que Lula não deveria participar da eleição, enquanto 38% afirmaram que sim e outros 4% não souberam responder. O índice caiu oito pontos percentuais em relação à última pesquisa, que apontava que 66% dos brasileiros responderam que o petista não deveria se candidatar.
Já sobre Bolsonaro, 62% dos eleitores disseram que o político não deveria disputar o cargo e deveria apoiar outro candidato. Apenas 28% se mostraram a favor da candidatura e 10% não souberam responder.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente da disputa presidencial de 2026 no primeiro turno, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17). O petista recebeu 32% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) recebeu 26%.
Apesar de estar inelegível até 2030 após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro segue figurando como o principal adversário de Lula nas eleições de 2026.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas, presencialmente, entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa também projetou cenários sem a principal figura do PL, colocando Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Eduardo Bolsonaro frente à frente com Lula.
Leia mais: