Mais cinco vereadores de Centralina são presos por desvio de verbas

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia
28/01/2016 às 10:20.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:12
 (Reprodução)

(Reprodução)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deflagrou na manhã desta quinta-feira (28) a segunda fase da operação “Viagem Fantasma” e prendeu mais cinco vereadores de Centralina, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes a 665 km de Belo Horizonte.

Há nove dias, já haviam sido detidos quatro parlamentares, incluindo o presidente da Câmara, Eurípedes Batista Ferreira, o Baianinho. Nesta quinta, foi preso o restante dos políticos da Casa. Estão atrás das grades o vice-presidente da Casa, Ismael Pereira Peres (PT), o segundo secretário Rodrigo Lucas (SDD), Cleison Vieira (PDT), Wandriene Ferreira de Moura (PR) e Sônia Martins de Medeiros Rosa (PP). A vereadora é irmã do prefeito da cidade, Elson Martins de Medeiros, o Elsinho (PP).

Os parlamentares são acusados de desvio de recursos públicos. Além de fraudarem o uso de diárias de viagens, desviaram dinheiro com empréstimos consignados fraudulentos, falsificando e extraviando folhas de cheques do Legislativo, e com gastos abusivos com combustível e material de limpeza. Ironicamente, o slogan da Câmara diz “Transparência: um compromisso assumido”.

Delação premiada

As novas prisões foram efetuadas após os primeiros detidos terem decido fechar um acordo de delação premiada com o Gaeco de Uberlândia. Após a homologação do acordo, que previu a renúncia do mandato parlamentar, os investigadores prenderam o restante do grupo.

Por determinação da Justiça, os quatro primeiros vereadores a serem presos foram liberados e estão respondendo o processo em liberdade. Os detidos nesta quitna-feira  foram levados para o presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia. Ninguém da Câmara atendeu aos pedidos de entrevista até o fechamento deste texto.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por