Manifestantes protestam em BH com foco na defesa do Judiciário

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
04/12/2016 às 11:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:56

Manifestantes se reúnem neste domingo (4) na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para protestar contra a corrupção. O ato está programado para ser realizado também em outras 200 cidades brasileiras. Protagonistas no processo de impeachment de Dilma Rousseff, os organizadores são os mesmos ligados aos grupos que organizaram atos de rua pela deposição da petista. Desta vez, no entanto, o protesto não focará o Executivo, mas a defesa do Judiciário.

De acordo com Movimento Vem pra Rua, cerca de três mil pessoas confirmaram presença pela internet na capital mineira, mas a participação nas ruas supera os cinco mil participantes. A assessoria de comunicação da Polícia Militar, porém, não confirmou o número. Integrantes do Movimento destacaram ainda que o protesto é uma resposta indignada às alterações feitas pelos deputados no  conjunto de medidas de combate à corrupção. Eles aprovaram o texto na madrugada de quarta-feira (30), quando o Brasil voltava os olhos para o acidente com avião com o time da Chapecoense na Colômbia. 

A concentração começou por volta das 10 horas da manhã. Muita gente fez questão de se vestir de verde e amarelo.  Luiz Paulino é veterinário e levou o filho de 10 anos. Para ele, o protesto é também oportunidade de formar cidadãos. "Eles aprendem desde cedo a reivindicar, a não aceitar a corrupção, o país como está", disse. José  Villefort, analista de sistema, também fez questão da participação dos filhos, André de 9 anos e Henrique de 11. "O que falta no Brasil é consciência política", explica.

Protestos em todo país

Os protestos contra corrupção e de apoio à Operação 'Lava Jato' chamados pelas redes sociais começaram em algumas cidades. Além de Rio de Janeiro e Brasília, há registro de protestos na Grande São Paulo, no interior e em outros Estados.

Em São Paulo, manifestantes já começaram a protestar em Mogi das Cruzes, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Rio Claro, Araçatuba, Campinas, Franca e Bauru.

Além do apoio à Lava Jato, manifestantes carregam bandeiras e faixas pedindo a saída do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A aprovação do pacote de medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público Federal também é uma das bandeiras. Integrantes dos atos repudiam as alterações feitas no projeto pelos deputados.

Entre as capitais, há concentração de protestos no Recife (PE), onde uma caminhada começou por volta das 11h na Praia de Boa Viagem. No mesmo horário, uma manifestação começou em Belém (PA), em frente à Praça da República.

No Rio de Janeiro, além da capital, há registros de atos em Niterói e Volta Redonda.

A maior concentração de manifestantes deve ocorrer à tarde. Na capital paulista, o protesto está agendado para às 14h, com a concentração começando em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por