(Ricardo Bastos)
O prefeito reeleito em primeiro turno com 52,69% dos votos válidos, Marcio Lacerda (PSB), foi empossado para mais quatro anos de mandato à frente da prefeitura de Belo Horizonte, nesta terça-feira (1º).
A cerimônia de posse marcada para começar às 14 horas, começou com 50 minutos de atraso, por conta das negociações pela composição da Mesa Diretora da Câmara.
Marcio Lacerda nasceu em Leopoldina, na Zona da Mata, em 22 de janeiro de 1946. Viveu em Inhapim e Teófilo Otono antes de se mudar para Belo Horizonte, aos 17 anos. Matriculou-se na Escola Técnica Federal de Minas Gerais, atual CEFET. Em 1965, conseguiu seu primeiro emprego na CTMG - Companhia Telefônica de Minas Gerais.
Dois anos depois, iniciou o curso de Administração na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Formou-se no ano de 1977 em Administração de Empresas. Antes mesmo da graduação, em 1975, fundou com sua mulher a Construtel, atuando na construção de redes telefônicas. Quatro anos depois cria sua segunda empresa, a Batik.
Em 2003, assumiu a função de secretário-executivo (o mesmo que vice-ministro) do Ministério da Integração Nacional do governo Lula, na gestão de Ciro Gomes. Em 2007, Lacerda recebeu o convite do então governador Aécio Neves para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Em junho de 2008, Marcio Lacerda deixou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico para se candidatar a prefeito de Belo Horizonte. Foi eleito com quase 60% dos votos válidos.
Confira na edição impressa do Jornal Hoje em Dia desta quarta-feira (2) a cobertura completa das cerimônias de posses no interior e na capital mineira.