Ele vai participar da abertura do 'PPP Américas 2025' que reúne líderes de 25 países
Álvaro Damião será um dos painelistas do encontro, quando apresentará a experiência de BH na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs (Cristina Medeiros/CMBH)
Menos de uma semana após tomar posse, Álvaro Damião (União Brasil) vai participar, nesta terça-feira (8) do primeiro evento internacional como prefeito de Belo Horizonte. Ele estará presente na abertura do “PPP Américas 2025”, principal evento sobre parcerias público-privadas (PPPs) da América Latina e do Caribe e que neste ano é realizado em Lima, no Peru.
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Juliano Lopes (Podemos), assumiu nesta segunda-feira (7), de forma interina, a Prefeitura. Damião será um dos painelistas do encontro, quando apresentará a experiência de BH na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs com o tema “Alianças pela água e saneamento”.
O evento é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reunirá mais de 600 participantes, incluindo líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia.
Neste primeiro dia do PPP Américas 2025 serão discutidos, entre outros assuntos, o impacto da transformação digital, otimização da gestão ambiental, eletricidade sustentável e inovação financeira para PPPs. Participam da abertura o ministro de Economia e Finanças José A. Salardi Rodríguez, além de representantes do BID.
Durante os três dias de conferência, os participantes poderão acompanhar sessões plenárias, painéis temáticos e eventos paralelos que tratarão de setores como água e saneamento, transporte, saúde, educação, energia e habitação. Ao todo, serão mais de 160 painelistas compartilhando boas práticas e oportunidades de investimento em infraestrutura na região.
No encontro serão abordados a gestão eficiente dos recursos hídricos; melhoria da infraestrutura de água potável e saneamento; alianças estratégicas que estão transformando a forma como esses serviços são prestados; desafios para estruturar PPPs nesse setor; soluções financeiras e instrumentos para atrair investimento privado.
Belo Horizonte se destaca nacionalmente como uma das cidades com maior histórico de sucesso nesse modelo de parceria, com exemplos em áreas como iluminação pública, educação infantil, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos.
O “PPP Américas” é realizado a cada dois anos e constitui uma das principais plataformas para diálogo, troca de experiências e promoção de projetos sustentáveis entre os setores público e privado. Na 12ª edição, o fórum abordará temas como transformação digital, inovação para o desenvolvimento de infraestrutura, responsabilidade fiscal, sustentabilidade e mitigação de riscos em projetos.
A escolha do Peru como sede desta edição reflete o ambiente favorável do país para concessões e parcerias estratégicas. Entre 2023 e 2024, foram concedidos 29 projetos de PPPs e ativos no país, somando mais de US$ 11 bilhões em investimentos.
* Com informações da PBH