Lugar de honra

Mineiro Reginaldo Lopes será coordenador da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
09/02/2023 às 18:52.
Atualizado em 09/02/2023 às 18:59

A Reforma Tributária, uma das prioridades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai ficar sob a responsabilidade de um mineiro, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que era líder do governo até fevereiro.

Ele será responsável pela coordenação do grupo de trabalho que vai adequar a proposta de reforma que tramita na Câmara dos Deputados. Além disso, Lopes tentará convencer os demais parlamentares para pautar e aprovar o texto.

“Repito sempre que a justiça social depende de um modelo tributário justo. Precisamos de um modelo simples, progressivo e direto. Temos uma excelente oportunidade pela frente”, disse o deputado.

A indicação do petista mineiro também é uma forma de valorizar o parlamentar, que tinha pretensões no governo e chegou a ter o nome sondado para ocupar diversos espaços nos ministérios de Lula. Porém acabou sendo mantido na Câmara com a função de colaborar nas articulações do Palácio do Planalto.

Estratégia
Havia a expectativa de que o Governo Federal apresentaria uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre o tema. Porém, o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, confirmou, nesta quinta-feira (9), que a presidência da República vai usar a PEC que já está em tramitação no Congresso.

A ideia é acelerar a aprovação da Reforma Tributária (PEC 45/2019), que está em fase mais avançada de análise e pronta para apresentação no plenário da Câmara.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por